RSS
Write some words about you and your blog here

Typography School

Código ASCII








Imagens em ASCII



Dispositivos de Entrada e Saída

Monitores tácteis (Touch Screen)



Funcionam como dispositivos de entrada e saída de dados, e têm as características de saída equivalentes aos monitores normais, mas permitem a introdução de dados através de toques na área de ecrã.



  • É fundamentalmente utilizado em aplicações gráficas e multimédia;
  • Interface é muito simples e intuitiva;
  • Usados fundamentalmente em ambientes públicos.


Dispositivos de Saída

Introdução:


Os dispositivos que canalizam a informação do interior do computador para o seu exterior (pessoas, máquinas).
A acção destes dispositivos pode envolver a conversão da informação digital, proveniente do computador, para um outro formato.



Monitores:



Os dispositivos que canalizam a informação do interior do computador para o seu exterior (pessoas, máquinas).
A acção destes dispositivos pode envolver a conversão da informação digital, proveniente do computador, para um outro formato.

















Impressoras:


São os dispositivos mais comuns de saída de informação para suporte físico como é neste caso o papel. Por mais que se possa pensar que o papel está condenado a desaparecer nos próximos anos, a verdade é que a maior parte dos fabricantes continuam a investir milhões em investigação e protótipos de novas tecnologias com vista à sua adaptação a tarefas de impressão. Por ouro lado, com o advento do laser e da cor disponíveis a preços impensáveis há poucos anos, cada vez mais uma boa apresentação em papel é bem vista.

Dispositivos de Entrada



Introdução:


Entende-se dispositivo de entrada como um sistema que permite introduzir dados do exterior num computador ou outro sistema informático com o intuito de os processar ou de servirem para controle do processamento. Ao contrário, dispositivo de saída é qualquer sistema que permite ao computador disponibilizar informação para o exterior para que seja posteriormente utilizada. No entanto, por esta definição considerar-se-ia um interface de rede ou um modem como um dispositivo de introdução e saída de dados.









Teclado:


Os seus princípios de funcionamento mantêm-se idênticos ao descrito anteriormente, ou seja, existe no computador uma interface que converte a sequência de impulsos eléctricos em sinais digitais e que por meio de um interrupt transfere os dados para a memória.


Rato




É um dispositivo que funciona sobre uma superfície plana, tem uma esfera na parte inferior do seu interior e através de orifício entra em contacto com a superfície. Pelo movimento da esfera são gerados movimentos em dois eixos (x e y) que por sua vez estão ligados a sensores de posição. Estes sensores de posição, normalmente através de tecnologia óptica, detectam o movimento e convertem-no em sinais digitais que envia para o computador. Existem outras formas de detecção do movimento.

Tem normalmente 2 ou 3 botões, que são usados em duas situações:
Sozinho, como comando único, geralmente como acção de alteração de estados (tomada de decisões);
Em complemento do movimento, possibilita que o movimento seja usado em diversas situações (arrastamento, selecção de objectos).

Utilizam-se vulgarmente em sistemas com interface gráfica (ex: Windows), ou em sistemas de manipulação de informação sobre a forma gráfica (ex: CAD, GIS).



Joystick


Joystick, é um manípulo capaz de converter os movimentos realizados pelo utilizador para sinais digitais que irão ser posteriormente interpretados pelo sistema. Embora determine duas dimensões, os movimentos podem ser interpretados como tridimensionais.



Scanner


Baseia-se na emissão de um feixe de luz sobre o objecto a ser analisado que por sua vez, em função da sua cor, reflectirá um feixe de luz diferente. Este será analisado por um sensores fotoeléctricos que converterão o feixe reflectido para um sinal digital.
Um dos mais importantes factores de desempenho ou qualidade dum scanner é a quantidade de pontos lidos por polegada quadrada. A unidade de contagem denomina-se DPI (dots per inch).





Quanto ao seu funcionamento básico, dizem-se:
  • De mão, os quais se movimentam ao longo da imagem, por arrastamento imposto pelo utilizador ou em certos modelos por um motor incorporado:
  • Largura da página A5;
  • Menor qualidade;
  • Mais baratos;
  • Uso particular e amador;
  • Em desuso;
De lâmpada móvel. A página a ler está colocada sobre uma superfície transparente, que é percorrida pelo movimento da lâmpada emissora :
  • Assemelham-se a fotocopiadoras;
  • Tamanho da folha A4, ou maior;
  • Melhor qualidade;
  • Caros;
  • Utilizado para processamento de imagem;






Representação Digital



Representação Digital da informação a primeira característica dos sistemas multimédia: 

  • reduzir os media, que estimulam os nossos sentidos, a padrões de dígitos binários;  
Como é representada a informação ?
  • São usados dois estados : 0 e 1 
  • Os símbolos podem ser facilmente representados por exemplo com dois valores de tensão eléctrica( 0 volt e +5volt)
Sistema base 2 ou de numeração binária (Leibnitz, Séc. XVIII)
Álgebra de Boole ou lógica binária (Boole , Séc. XIX)

No contexto dos sistemas de numeração:
  • 0 – ausência de unidade;
  • Base – número de símbolos utilizado;
  • Unidade – diferença entre dois símbolos consecutivos;
  • O valor de um símbolo depende da sua posição no número;


Bytes:


Código Binário - Decimal:














Ou, genericamente, multiplicando o digito pelo valor da
posição em que ocorre:





Decimal - Binário:




Tabela ASCII:

A Tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange) não é nenhuma novidade para quem já trabalha com informática, principalmente com desenvolvimento de software. A minha intenção em publicar esta tabela é adicionar várias informações em uma única tabela, já que a maioria disponível na internet apresenta poucos dados.
Esta tabela é a junção da tabela ASCII Normal (32 a 127), tabela dos Caracteres de Controle (0 a 31) e a tabela ASCII Estendida (128 a 255).