RSS
Write some words about you and your blog here

Conceito de Multimédia

Tipos de Media





  • Animações(Dinâmicos)
  • Vídeos(Dinâmicos)
  • Áudio(Dinâmicos)
  • Textos(Estáticos)
  • Gráficos(Dinâmicos)
  • Imagens(Estáticos)






Animação

Texto




























 

Áudio





Vídeo
 


Imagem

























Quanto a sua origem:




Capturados:
  • Imagem (dentro do tipo de media estático)
  • Vídeo (dentro do tipo de media dinâmico)
  • Áudio (dentro do tipo de media dinâmico)


Sintetizados:
  • Textos (dentro do tipo de media estático)
  • Animação (dentro do tipo de media dinâmico)




Estáticos discretos ou espacias, agrupam elementos de informação independentes do tempo;


Sintetizados contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação.áudio, o vídeo e a animação.




Modos de divulgação dos conteúdos:



ONLINE: disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efectuada através, disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efectuada através:


  • Da utilização de uma rede informática local(WWW)
  • A divulgação de conteúdos multimédia, através de monitores ligados acomputadores que não estão ligados a redes informáticas

OFFLINE: A divulgação é efectuada através de suportes de armazenamento.

Biometria







Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos.
Por definição Biometria é "características físicas únicas e mensuráveis de uma pessoa"(características que não serão perdidas ou esquecidas). Os indivíduos possuem algumas dessas características que podem ser unicamente identificadas, como por exemplo, a digital, a retina, a formação da face, a geometria da mão, o DNA e outras.
A tecnologia custa cada vez menos e assim possibilita a introdução no mercado de dispositivos que fazem a autenticação biométrica.
A identificação biométrica se dá em duas fases: primeiro o utilizador é registado no sistema, permitindo a captura das suas características biométricas, as quais são convertidas em um modelo que as representa matematicamente. A segunda fase é a autenticação, onde o utilizador apresenta as suas características biométricas, que são comparadas e validadas com o modelo armazenado.



Impressão Digital:







A impressão digital é composta por vários sulcos, que em sua formação apresentam diferenças chamadas de pontos de minúcias (figura acima), ou seja, aquelas partes em que os sulcos se dividem (vales) ou onde terminam abruptamente (terminação). Cada um desses pontos tem características únicas, que podem ser medidas. Ao compararmos duas digitais podemos determinar seguramente se pertencem a pessoas distintas, baseados nos pontos de minúcias.



Íris:



Baseada nos anéis coloridos do tecido que circunda a pupila, é considerada a menos intrusiva das tecnologias que envolvem o uso dos olhos para identificação, pois não requer um contacto muito próximo com o dispositivo de leitura como no caso da retina.
Outro fator que agrada aos usuários é que não é necessário retirar os óculos para fazer a leitura da íris.




Assinatura:

O processo de autenticação consiste em analisar características tais como velocidade e
pressão de uma assinatura. Os usuários desta tecnologia se identificam bastante com o
processo, por já estarem acostumados a utilizar a assinatura como meio de autenticação.












Geometria da mão:



Os dispositivos biométricos da mão são rápidos, de fácil operação e baseiam-se nas medidas da mão do utulizador. Ideal para ambiente onde o acesso a áreas restritas necessita ser rápido e seguro como no controle de acesso de funcionários de uma empresa.






DNA


Os seres humanos têm 23 pares de cromossomos contendo seu projecto de DNA. Um membro de cada par cromossómico vem da nossa mãe, a outra vem do nosso pai. Cada célula do corpo humano contém uma cópia do DNA. A grande maioria do DNA não difere de pessoa para pessoa, mas 0,10 por cento do genoma inteiro de uma pessoa seria única para cada indiviual. Isso representa 3 milhões de pares de bases do DNA.

Robótica

Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, electricidade, electrónica e processamento digital. A inteligência artificial (IA) é uma importante área de pesquisa da Ciência da Computação dedicada a encontrar métodos e ou dispositivos informáticos que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, "pensar" ou, de forma ampla, ser "inteligente".
Numa primeira fase um robô tem de simular os cincos sentidos de um humano. Actualmente já temos tecnologia para criar os cinco sentidos do corpo humano num robô, conseguindo assim grande eficiência e sofisticação nos diversos projetos e finalidades que podem ajudar o ser humano em tarefas perigosas, A visão:
A utilização de micro-câmaras é perfeita para "recriar" a visão humana, conseguindo assim grande desempenho na identificação de pessoas, objectos, obstáculos, animais, áreas adjacentes , e muitas outras situações para as quais a visão é necessária.
A Audição:
Os micro-microfones são bastante eficientes, com pequenos circuitos amplificadores podemos tornar o robô sensível a ruídos e até identificar e separar por categorias conseguindo assim que o robô tome medidas adequadas para cada situação.
O olfacto:
Detector de fumo e gás, existem centenas de dispositivos destes no mercado que podem ser adaptados ao robô com relativa facilidade, conseguimos assim criar um robô apto para serviços de detecção olfactiva.
O paladar:
Detectores de químicos, permitem-nos detectar diferentes quimicos e suas características, este tipo de circuito electrónico é complexo, requer conhecimento tanto na área como na eletrônica, como da área que se pretende verificar.
O tacto:
Existem pequenos circuitos que ligados a partes metálicas do robô o torna sensível ao tacto, basta que se toque nele e o robô executa uma determinado função.
Existem áreas fundamentais, movimento, capacidade ou não de recarga energética, métodos de processamento. É utópico conseguirmos um robô generalista, um robô à imagem do ser humano actual. O processamento de dados e o seu tratamento são a base de todo o canceito, a electrónica digital, os processadores e os circuitos digitais, são fundamentais se tivermos um dispositivo robótico com muitas variáveis, a sua importência diminui em situações mais simples, em que determinado conjunto de condições determinam um outro conjunto de funções especificas e consequentes. Os motores passo a passo e servos(servos ou servomecanismos são muito utilizados em sistemas de Rádio-Controle usados em modelismo e em sistemas de polarização (V - H) de Antenas Parabólicas), são muito importantes em sistemas robóticos que necessitam de movimento.


Curiosidades:





O termo Robô foi pela primeira vez usado pelo Checo Karel Capek  (1890-1938) numa Peça de Teatro - R.U.R. (Rossum's Universal Robots) - estreada em Janeiro de 1921 (Praga). O termo Robótica foi popularizado pelo escritor de Ficção Cientifica Isaac Amisov, na sua ficção "I, Robot" (Eu, Robô), de 1950. Neste mesmo livro, Asimov criou leis, que segundo ele, regeriam os robôs no futuro: Leis da robótica.
Leis essas que são:
-1ª:Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão,permitir que algum mal lhe aconteça.
-2ª:Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, excepto quando estas contrariarem a Primeira lei.
-3ª:Um robô deve proteger a sua integridade física, desde que, com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda leis.


















O que é a Inteligência Artificial ?

Tenho que reconhecer que nunca soube muito bem o que é exatamente a inteligência artificial, talvez seja porque existem diversas acepções do termo ou expressão e inclusivamente talvez sejam contraditórias.
Ao falar de inteligência artificial, tanto o termo inteligência como o adjetivo colocam problemas. O primeiro foi tratado anteriormente, o segundo só o podemos aceitar como um termo convencional e limitando-o ao realizado pelo ser humano, sem que isso signifique deixar de pensar que, em última instância, o artificial é completamente natural pela total e absoluta inclusão do ser humano na natureza.





Contudo, uma postura diferente, por reconhecer a essência da Vida nas coisas e na energia, levar-nos-ia a uma definição mais estrita de inteligência artificial no sentido em que esta essência se conseguisse manifestar directamente a um nível perceptível pelos humanos.
Realmente dizer o que é inteligência artificial é um tema escorregadio, divaguemos e digamos que a aplicação dos princípios epistemológicos da optimização de qualquer sistema dinâmico complexo poderia ajudar a desenvolver uma primeira linha de aproximação empírica criando um sistema auto-regulado com um objetivo vital, suficientemente sensível para detectar a sua parcela de liberdade.

Importância da Ergonomia nos dias dias de hoje

A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”.
Conhecida comumente como estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho, a ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho.

Merece atenção especial uma boa parte dos problemas de postura que a grande maioria das pessoas adquire ao longo de suas vidas durante o trabalho, como por exemplo, os esforços repetitivos. Qual seria então a solução? O ideal seria que todos os móveis do escritório de sua casa e todo qualquer equipamento usado no nosso dia-a-dia passassem por estudo e adequação ergonômica, antes mesmo de serem adquiridos.

São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas, poucas pessoas prestam atenção nestes detalhes. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.