Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos.
Por definição Biometria é "características físicas únicas e mensuráveis de uma pessoa"(características que não serão perdidas ou esquecidas). Os indivíduos possuem algumas dessas características que podem ser unicamente identificadas, como por exemplo, a digital, a retina, a formação da face, a geometria da mão, o DNA e outras.
A tecnologia custa cada vez menos e assim possibilita a introdução no mercado de dispositivos que fazem a autenticação biométrica.
A identificação biométrica se dá em duas fases: primeiro o utilizador é registado no sistema, permitindo a captura das suas características biométricas, as quais são convertidas em um modelo que as representa matematicamente. A segunda fase é a autenticação, onde o utilizador apresenta as suas características biométricas, que são comparadas e validadas com o modelo armazenado.
Impressão Digital:
A impressão digital é composta por vários sulcos, que em sua formação apresentam diferenças chamadas de pontos de minúcias (figura acima), ou seja, aquelas partes em que os sulcos se dividem (vales) ou onde terminam abruptamente (terminação). Cada um desses pontos tem características únicas, que podem ser medidas. Ao compararmos duas digitais podemos determinar seguramente se pertencem a pessoas distintas, baseados nos pontos de minúcias.
Íris:
Baseada nos anéis coloridos do tecido que circunda a pupila, é considerada a menos intrusiva das tecnologias que envolvem o uso dos olhos para identificação, pois não requer um contacto muito próximo com o dispositivo de leitura como no caso da retina.
Outro fator que agrada aos usuários é que não é necessário retirar os óculos para fazer a leitura da íris.
Assinatura:
O processo de autenticação consiste em analisar características tais como velocidade e
pressão de uma assinatura. Os usuários desta tecnologia se identificam bastante com o
processo, por já estarem acostumados a utilizar a assinatura como meio de autenticação.
Geometria da mão:
Os dispositivos biométricos da mão são rápidos, de fácil operação e baseiam-se nas medidas da mão do utulizador. Ideal para ambiente onde o acesso a áreas restritas necessita ser rápido e seguro como no controle de acesso de funcionários de uma empresa.
DNA
Os seres humanos têm 23 pares de cromossomos contendo seu projecto de DNA. Um membro de cada par cromossómico vem da nossa mãe, a outra vem do nosso pai. Cada célula do corpo humano contém uma cópia do DNA. A grande maioria do DNA não difere de pessoa para pessoa, mas 0,10 por cento do genoma inteiro de uma pessoa seria única para cada indiviual. Isso representa 3 milhões de pares de bases do DNA.
0 comentários:
Enviar um comentário